la-vivencia-logo

A VELHICE NÃO PRECISA SER SINÔNIMO DE SOLIDÃO.

De acordo com o Estatuto do Idoso é obrigação da família e do meio ao qual o idoso está inserido oferecer às pessoas da terceira idade o efetivo direito à vida, à saúde, à alimentação, à cultura, ao esporte, ao lazer, entre outros direitos básicos. No entanto, um dos maiores dilemas vivenciados pelos idosos é a solidão. 

Após uma vida de produtividade, a chegada da terceira idade nem sempre representa desfrutar de forma plena o descanso frente aos anos de trabalho ou da presença da família. Alguns idosos, infelizmente, são negligenciados por seu próprio núcleo familiar, que não presta qualquer assistência ao mais velho, seja ela ligada aos cuidados médicos ou afetivos. Por isso, neste blog, falaremos sobre a solidão na terceira idade. Continue a leitura abaixo.

Depressão e solidão

De acordo com o IBGE, em uma pesquisa realizada em 2019, os idosos entre 60 e 64 anos representavam a faixa etária mais afetada pela depressão. Segundo o estudo, cerca de 13% da população idosa pesquisada foi diagnosticada com a doença, o que representa 7% a mais do que a faixa etária dos jovens adultos, que vai de 18 a 29 anos.

Engana-se quem pensa que os sintomas atrelados à depressão em pessoas idosas se limitam apenas à tristeza. Deixar de lado atividades que antes eram prazerosas, desde as manuais, como crochê, ou costuras no geral, até cozinhar, indicam grande probabilidade da doença mental. A situação piora com a percepção de que o mais velho que está abandonado não terá como ter plena assistência mediante seu quadro mental. Dessa maneira, como o idoso iniciará seu tratamento para a melhoria de sua saúde mental sem o apoio de terceiros?

Como um lar para idosos pode ajudar no combate à depressão em pessoas idosas 

Inserir o idoso em um contexto que transmita segurança vai além de apenas pensar no conforto e bem-estar do mesmo, estendendo-se ao cumprimento do que está pré-estabelecido no Estatuto do Idoso mencionado no início deste blog. 

Tudo que a pessoa de idade avançada precisa é zelo, cuidados, acompanhamento médico, e principalmente companhia. Em um mundo de rotina corrida, o abandono do idoso nem sempre é intencional ou proposital, em alguns casos se dá de maneira indireta, pela falta de disponibilidade da família em estar plenamente presente no dia a dia do familiar. Por essa razão, nesse caso, o maior gesto de amor que um filho pode fazer por seu pai ou mãe, ou um neto por seu avô ou avó, é deixá-lo assistido em um ambiente com altos critérios em cuidados para quem está na terceira idade.

Na La Vivencia, oferecemos todas as possibilidades de cuidados e hospedagem para os idosos, cumprindo com todos os artigos do Estatuto do Idoso, proporcionando o máximo em serviços da saúde para uma excelente qualidade de vida dos nossos hóspedes. 

Entendemos que o idoso precisa socializar. Por isso, além da atenção à saúde física, com a visita de médicos e acompanhamento constante da equipe de enfermagem e nutrição, colocamos à disposição terapia ocupacional e atividade física, que ajudam na integração e socialização, além da assistência social e de psicólogos para complementar de todas as formas a atenção e cuidados para com os idosos.

Envelhecer não precisa ser sinônimo de palavras tristes, como solidão e perdas. É possível envelhecer com dignidade, com cuidados e principalmente companhias. Essa é a principal finalidade do La Vivencia! Venha nos visitar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma visita agora